quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Imagens Transparentes no PageMaker

Imagens Transparentes no PageMaker[/b]

Existem várias situações de imagens transparentes no PageMaker, desde vetoriais — criadas a partir de softwares como FreeHand,CorelDRAW e Illustrator — à imagens bitmap com demarcadores automáticos (Clipping Paths) e imagens com simulação de fundos transparentes.

Tentarei abordar algumas formas de produzir imagens com fundo transparente para o PageMaker, mas acho interessante começar dizendo o que NÃO se deve fazer.

Algumas pessoas importam imagens sem fundo (PSD) em programas como CorelDRAW ou Illustrator e salvam/exportam esta imagem como EPS com fundos transparentes.

Imagens geradas desta forma pelo CorelDRAW costumam ter contornos ou áreas brancas ao redor do recorte. Assim, se for aplicar uma foto de uma pessoa com cabelo ao vento sobre um fundo amarelo o resultado poderá não ser o ideal.

Veja o resultado deste procedimento:


Figura 01 - Imagem bitmap com fundo transparente exportada a partir do CorelDRAW[/i]

O mesmo processo feito no Illustrator gera uma imagem com um fundo branco.

Vetores com fundo transparente
A primeira situação em que se precisa de uma imagem sem fundo é quando queremos inserir um desenho vetorial, como um logotipo, na publicação que estamos diagramando. Para isso pode-se usar o CorelDRAW, FreeHand ou Illustrator.

No Illustrator e FreeHand pode-se optar por simplesmente salvar o desenho em EPS (recomendo que seja uma cópia do arquivo nativo AI ou FHxx), já no CorelDRAW precisa-se exportar a ilustração em EPS.

Imaginemos que a imagem da Figura 2 seja um logotipo.


Figura 02 - "Logotipo" que desejamos inserir com fundo transparente no PageMaker[/i]

Assim que a arte estiver concluída, deve-se salvar o arquivo nativo (CDR) e exportar para o formato desejado, no nosso caso EPS.

Vá ao menu ARQUIVO > EXPORTAR — ou pressione CTRL + E.


Figura 03[/i]

Na caixa "salvar como tipo" escolha o formato EPS.


Figura 04[/i]

O próximo passo solicitará algumas informações a respeito da forma como desejamos exportar o arquivo.


Figura 05 - Aba GERAL da caixa de exportação EPS do CorelDRAW[/i]

A. CABEÇALHO — [/color]Alguns profissionais exportam seus EPS a partir do CorelDRAW sem cabeçalhos, eu prefiro usá-los. Isso fica a critério do usuário.

Nota: O cabeçalho é a apresentação do arquivo (preview), assim, arquivos exportados sem cabeçalhos apresentam um preview em baixa, mesmo que corretamente linkados. Pode ficar difícil explicar ao cliente, ao seu lado enquanto diagrama o arquivo, que aquela visão em baixa é apenas a forma como o programa trabalha com a imagem. Para evitar isso, uso a opção de cabeçalho.

Ainda assim, no fechamento PS / PDF este EPS vai estar perfeito em alta.

=)
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B. FUNDO TRANSPARENTE —[/color] Esta opção de fundo transparente se refere ao cabeçalho e não ao arquivo em si. Da mesma forma, usar ou não esta opção não altera a saída do material. Se preferir usar Cabeçalho (conforme explicado acima) opte pelo fundo transparente. Mais adiante vou dar uma 'dica' para os arquivos EPS do CorelDRAW no PageMaker. Piscar

C. EXPORTAR TEXTO COMO > CURVAS — [/color]Caso a sua ilustração possua textos, OU convertá-os em curvas antes de exportar oEPS ou escolha esta opção durante a exportação.

O EPS precisaria ter as fontes incluídas para dar saída remota e isso pode "inflar" o seu arquivo.

D. PERFIL ICC — [/color]Trabalhe de acordo com o seu WorkFlow, se o seu sistema de pré-impressão usa-se algum perfil ICC aplique-o, caso contrário mantenha a opção desativada.

E. ETAPAS DO GRADIENTE — [/color]Para evitar tarjas de transição no gradiente, aumente o default de 128 (muuuuuito baixo) para 2000. Um procedimento parecido é feito no CorelDRAW ao se fechar arquivos PS.


Figura 06 - Aba AVANÇADAS da caixa de exportação EPS do CorelDRAW[/i]

F. NÍVEL DO POSTSCRIPT — [/color]Use PS Nível 2 na geração dos EPS independentemente da saída utilizar PS Nível 3.

G. CAIXA DELIMITADORA — [/color]Prefira Objeto, assim o seu EPS será apenas o espaço da ilustração. Caso opte por 'página', terá um EPS do tamanho do papel usado na ilustração.

H. COBERTURA — [/color]Prefira manter suas configurações de overprint, assim o programa não altera as suas configurações pessoais.

I. ÁREA DE SANGRAMENTO — [/color] isso fica a seu critério. Geralmente quando exporto meus vetores para EPS eles já estão no tamanho exato, COM ou SEM sangria.

Tendo o arquivo EPS vetorial, basta importá-lo no PageMaker {place - CTRL D}.

Os arquivos EPS do CorelDRAW irão apresentar um 'preview' com fundo chapado branco. Em algumas situações pode ser conveniente analisar a arte sem o fundo. Para isso existe um pequeno 'macete' no PageMaker.


Figura 07[/i]

Selecione o EPS gerado pelo CorelDRAW e aplique uma pequena rotação de 0,01° e veja que a imagem apresentará o fundo transparente que ela realmente possui. Considere este recurso apenas para apresentar a arte ao cliente ou analisá-la de um forma mais 'real'. Após isso, zere a rotação novamente para não comprometer a estrutura do seu arquivo e prejudicar o fechamento PS.


Figura 08[/i]

Novamente, para os EPS salvos a partir do Illustrator e FreeHand, basta dar um place e inseri-los na sua diagramação. Eles já apresentarão fundos transparentes no 'preview' do arquivo.

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Imagens Bitmap
com demarcadores automáticos


Para imagens com recortes secos — como calçados, caixas, lápis, telefones, celulares, enfim, objetos sólidos bem definidos — poderemos usar Clipping Paths para definir a área transparente e a área visível de uma imagem.

Vamos tomar como exemplo um tênis. Repare como seus limites estão bem definidos e poderemos usar esta técnica de recorte para imagens transparentes no PageMaker.


Figura 09[/i]

Sugiro que se faça um pequeno "macete" para facilitar a visualização do tênis na área mais sombreada da imagem. Crie uma Adjustment Layer/Curves para facilitar a visualização das áreas escuras. Lembre-se que após o recorte este Adjustment Layer deve ser descartado.


Figura 10[/i]

Veja como a área mais escura no solado fica mais fácil de ser observada com este curves 'temporário'.


Figura 11[/i]

Feito isso, podemos começar a criar nosso Path usando a ferramenta Pen (P) para isso.


Figura 12[/i]

Ao concluir o recorte verifique se o mesmo está perfeito e se todos os detalhes foram corretamente recortados.


Figura 13[/i]

Na aba lateral da paleta Path, selecione Save Path e o salve com um nome relativo ao trabalho — isto nem é tão importante para o recorte de imagens, mas organização dos arquivos é algo que ainda pode economizar muito tempo e nos poupar de várias dores de cabeça, por isso é bom ter este costume!


Figura 14[/i]


Figura 15[/i]

Novamente na aba da paleta Path, selecione Clipping Path. O Clipping Path é o que irá definir onde estará limitada a visualização da imagem.


Figura 16[/i]


Figura 17[/i]

Selecione o Path a ser demarcado e o valor de flatness. Nos meus Clipping Paths uso 0.2 para flatness, outros profissionais usam valores diferentes.

Veja que após definir o Clipping Path a escrita do nome do path se torna um 'outline', indicando que este path é o demarcador automático desta imagem.


Figura 18[/i]

Salve a sua imagem com o Clipping Path definido para usar no PageMaker.

No PageMaker, dê um Place (Ctrl+D) e selecione a figura que sofreu o recorte para ser importada.


Figura 19[/i]


Figura 20[/i]

Eu não costumo inserir o arquivo de imagem dentro do meu arquivo PMD/P65 para não deixá-lo demasiadamente pesado. Como estamos imaginando o envio de trabalho para um bureau, acredito que esta seja a melhor forma de lidar com imagens no PageMaker.


Figura 21[/i]

Aplique a imagem sobre um fundo colorido e verifique que o recorte usando Clipping Path funcionou.


Figura 22[/i]

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Imagens Bitmap
com simulação de fundos transparentes


Vamos voltar ao caso de imagens mais complexas, onde um Path não resolva nosso problema. Nestes casos eu prefiro refazer o fundo sobre o qual a imagem será aplicada para, assim, poder salvar uma imagem TIFF chapada.


Figura 23[/i]

Imaginemos que vamos aplicar a foto da mulher de cabelos encaracolados ao vento sobre um fundo chapado amarelo (c0 m20 y100 k0). Podemos incluir um background da mesma cor direto no PhotoShop e assim salvar um TIFF chapado sem maiores complicações.


Figura 24[/i]

Claro que esta era uma situação mais simples, onde tínhamos apenas um fundo amarelo em tom contínuo. Mas se desejarmos aplicar esta foto sobre uma montagem, poderíamos perfeitamente exportar a montagem em PDF para usá-la no PhotoShop sob a imagem.

No exemplo abaixo, imagine que desejássemos inserir a imagem sobre um cabeçalho de jornal, por exemplo.


Figura 25[/i]

Bastaria criar um PDF deste cabeçalho e, trabalhando no PhotoShop em layers, inserir a imagem sobre o PDF. Depois, bastaria salvar um TIFF chapado desta montagem.


Figura 26[/i]


Figura 27[/i]

E por fim, importar a imagem dentro do PageMaker para trabalhar na diagramação.


Figura 28[/i]

Lembre-se de que a visualização do PageMaker para imagens bitmap é ruim. Confie mais no que mostra o seu PhotoShop com um monitor razoavelmente calibrado.

É isso... basicamente, estas são as formas com que eu trabalho com imagens transparentes no PageMaker. Espero que ajude bastante!

Abraços.

PAX!

aLx.

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