quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Especial: Como fazer uma diagramação

A diagramação ou letragem, é na maioria das vezes a última etapa da tradução dos scans, digo as vezes por que em alguns casos a diagramação é feita antes da revisão e tal. Se formos ver, parece que é supercomplicado de fazer essa etapa, mas na realidade não é. Então vou falar hoje um pouco da diagramação^^.

O Que é um diagramador?
Depois que o tradutor traduziu o texto, esse é, na maioria das vezes, enviado para o revisor que corrige os eventuais erros de português. E por fim o texto vai para o diagramador.
Bem, basicamente o diagramador é alguém que tenha a sua disposição um programa de edição de imagem, que lhe permita apagar os balões do scan original, e colocar em seguida o texto em português.

Quais programas eu uso para diagramar?
A maioria das pessoas que querem diagramar geralmente perguntam qual programa deve ser usado. Pois bem, eu uso dois programas: o Photoshop e o Corel Draw, mas outros como o Brunão mesmo usa apenas o Photoshop, mas é possível fazer diagramações em outros programas, como o fireworks, etc, basta que ele tenha no mínimo duas ferramentas essenciais: seleção e, principalmente, texto. Porque é preciso essas ferramentas? Simples porque com a seleção você vai limpar o balão e com o texto, você vai colocar o texto na scan. Alguns programas como o MS Photo Editor (que vem no Office), por exemplo, não tem a ferramenta texto, ou seja você apaga os balões mas não tem como colocar o texto.

Então, para diagramar eu só preciso ter um programa adequado?
Sim. Mas precisa ter vontade de fazer também, pois, tem hora que esse tipo de trabalho acaba sendo irritante, pois querendo ou não ele é meio demorado, principalmente se a pessoa não têm prática.

Tenho o programa mais não sei como fazer a diagramação...
As vezes as pessoas tem um programa de edição de imagem, como o Photo Shop por exemplo, mas não sabe usar para diagramar. Bem esse problema é fácil de se resolver. Eu crie um tutorial (o link tá no fim do post), que serve como uma base para quem começar, como o Brunão comentou uma vez num tópico (não lembro se da Tropa DC ou da Downloads DC Comics: Português), “o Secolo fez um tutorial que até quem nunca abriu o Photoshop, consegue usar”. Como eu falo sempre, pra começar a diagramar é só ter duas coisas: força de vontade (até parece coisa de Lanterna Verde^^) e paciência. O diagramador das revistas do Batman Confidencial inclusive começou a diagramar usando esse tutorial.

Quais os cuidados que devo tomar na hora da diagramar?
Os cuidados que devem ser tomados é basicamente um: o espaço. Como assim o espaço? Tá, deixa eu explicar... Os balões já possuem um espaço definido, então você encaixar o texto dentro dele, o que acontece é que muitas vezes o original é menor que a tradução, por exemplo: boy ocuparia metade do espaço que sua tradução menino. Então as vezes é preciso fazer divisões silábicas e até mesmo diminuir o tamanho da fonte. Ainda dentro da questão do espaço é preciso tomar cuidado pra não deixar o texto grudado na borda dos balões, pois isso pode muitas vezes atrapalhar a leitura.

Posso mudar o texto?
Pode. Desde que não perca o sentido. As vezes quando se está diagramando, o texto não faz muito sentido com a imagem, então é possível modificar o texto para melhor se adequar a ela.

Quanto tempo tenho pra entregar a diagramação?
Cada um faz a diagramação no seu devido tempo. Eu levo em média de 02 a 03 horas para diagramar um scan normal (22-23 paginas), mas eu trabalho com isso, teve gente que ajudei a começar a diagramar que levava em média 06 a 07 horas pra diagramar um scan, e hoje já levam em média 03-04 horas, é tudo uma questão de continuar. Além disso, as pessoas que fazem esse tipo de tradução, faz por prazer, todos tem uma vida “lá fora”, eu mesmo sou diagramador de uma editora, sou professor de informática e de português, e ainda estou fazendo mestrado (coisas stressantes pra cacete, e relaxo fazendo a diagramação dos scans)

Quero ajudar na diagramar, como faço?
Simples é só entrar em contato comigo (julianosecolo@gmail.com), que eu encaminho alguma coisa, pra ir praticando. Se tiver dúvidas, é só perguntar. Ou pra mim ou mesmo na comunidade da Tropa DC, que alguém sempre responderá.

*-*-*-*-*-*-*-*-
Bem isso é só para que todos possam ter uma idéia do que é a diagramação. Como eu disse eu fiz um tutorialzinho, mas existem outros pela net e nas comunidades de scans e de tradução.

Os links
tutorial de diagramação básica
Link 4 shared

Tutorial para diagramação - Avançado 01 - já é um pouco mais avançado, utilizando um pouco do Corel Draw
Link 4 shared

Tutorial para diagramação - Avançado 02 - Aqui eu ensino fazer a capa e o título (de duas maneiras), além de mostrar como fazer aquelas "placas" e "faixas" que aparecem nos quadrinho para indicar um lugar coisa e tal.
Link 4shared

Um exemplo de diagramação feito por mim recém saida do forno:

Contagem Regressiva #29





Tradução: NandoCross - Diagramação: Secolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário